Museu Lasar Segal - Rua Berta 111 - Santa Cruz - SP - Terças a Sábado - Feriados, das 14h às 19 e Domingos das 14 h às 18h

domingo, 27 de março de 2011

As danças de Moçambique

As danças de Moçambique foram desenvolvidas pelos africanos na costa oriental da África Austral, e são constituídas por um acompanhamento que percorre as ruas dançando e cantando, com instrumentos de pancada, de corda e guizos prendidos aos tornozelos. Uma delas se chama Mapiko de tradição Makonde, nessa dança são usadas máscaras que são divididas em dois tipos: facial (que só cobre o rosto) ou capacete (que cobre toda a cabeça). As diversidades que vivem dentro de cada tipo de máscara é feito de madeira e realça.
O feito dessas máscaras estarem estranhamente ligadas a dança Mapiko, tem um significado religioso e cerimonial ligado ao ritual de iniciação masculina. O conjunto de máscara e dança formam uma coreografia, muito relativo ao ritmo e harmonioso transmitida pelo dançarino que se apresenta vestido com trajes evidentes coberto com objetos sonoros sendo acompanhado por vários percussionistas, criadores de seus próprios tambores que são feitos de madeira e cobertos de pele de animal, e que num tempo futuro aperfeiçoados pelo calor do fogo, exibindo sons médio-agudos.
Esta tem como pano de fundo um feupo de cantores. É de realçar que a dança Mapiko é sem margem de dúvida, uma confluência de música, dança, escultura e teatro que vai representando progressivamente o imaginário relativo à existência do mundo sobrenatural e à crença na ligação lógica entre o dançarino e as suas crenças.
Fontes
www.mozambique-tradicional.com/Danças-de-Moçambique.php
pt.wikipedia.org/wiki/Moçambique_(dança)

Eduardo Tae Joon Kim nº4 7A

Nenhum comentário:

Postar um comentário