
A dança se apresenta mais difundida na região sudeste e centro-oeste do Brasil. O ponto maior da presença do Moçambique é no Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo, mas também é encontrado no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
O Moçambique, tem resistido até hoje e sendo transmitido através do tempo pelas pessoas por meio das palavras, dança, movimento, sons, histórias, memória, observação e escuta. O grupo de dança é formado por mestre, contramestre, rei, general, capitão, instrumentistas, dançarinos, e as mulheres só eram permitidas como rainhas e porta-bandeiras.

Eles criam movimentos se curvando, dobrando os joelhos, pulando, tentando ir ao fundo da terra como o mastro fincado no solo. Costumam usar roupas simples e brancas, com fitas verde e vermelha que usam trançadas no peito e nas costas. A rainha, deve vestir saia azul-escuro, blusa branca, com uma fita azul.
A dança é feita várias vezes ao dia, em frente a clubes, casas de pessoas importantes, pessoas que contribuem para a apresentação e lugares populares. A cerimônia se encerra com louvor a São Benedito.
Música

Exemplo de música
Marra o paiá - Moçambique
Canto de moçambique colhido em Ubatuba, SP. Conforme registrado por Rossini Tavares de Lima em O folclore do litoral norte de São Paulo (Rio de Janeiro, Funarte; São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura / Universidade de Taubaté, 1981, p.117-119)
Ai, vamo com Deus
Ai, vamo, ai, junto com a Virgem Maria
Ai, ô, ô, nosso rei São Benedito
Ele há de nos ajudar, ê, a
Senhor rei mandou, mandou
Marrar o paiá, pra ficar bonito
Marrar o paiá, sirbico ou siribico
A, ê, ê, a, ai, ê, ê, a
Na linha de São Benedito
Senhor rei mandou, mandou
Marrar o paiá, pra ficar bonito
Link da música:
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=413
Bibiografia:
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/dancas/mocambique.htm
http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=874350
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/categorias/mocambique.asp
http://www.youtube.com/watch?v=BZ_uGGHHaCE
Matheus G. Costa - 7A - 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário